AGROGLOBAL

08.09.2016

​​A DRAPLVT marcou presença na Agroglobal, integrada no espaço do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento R​ural, em Valada do Ribatejo, Santarém.

A Agroglobal, que decorreu entre 7 e 9 de setembro, foi organizada em conjunto pela Valinveste, Investimentos e Gestão Agrícola, Lda, Agroterra, Lda, INIAV e Câmara Municipal do Cartaxo. em campos preparados e cultivados para o efeito​.

Este evento profissional reúniu um número significativo de empresas e entidades ligadas ao agronegócio em Portugal​, e contemplou uma ampla exposição e demonstração no local de produtos, maquinaria e serviços disponíveis para diversas áreas de atividade agrícola, apoio tecnológico e cientifico.

No espaço estiveram montados dois auditórios, um dedicado a temas mais generalistas da agricultura e que teve por nome Auditório Armando Sevinate Pinto, uma forma de homenagear o engenheiro agrónomo, falecido em 2015, e o segundo auditório, com o nome Companhia das Lezírias, que abordou temas mais específicos, como a agricultura de precisão, o maneio da água, entre outros.

No espaço do MAFDR, estiveram técnicos disponíveis para prestarem esclarecimentos sobre os seguintes temas:

GPP - Apoio aos operadores no acesso ao Mercado Externo

DRAP LVT – Organizações de Produtores

DGAV - Fitossanidade

IVV - Novo regime de autorização de Plantação da Vinhas

AG PDR2020 – Apoios e calendário

INIAV – Investigação e Inovação


A Direção da DRAPLVT acompanhou o Senhor Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural​, ​Amândio Torres, no dia 7 de setembro, no Seminário "A Floresta de Produção, um Caminho de Futuro"​, organizado pela CELPA - Associação da Indústria Papeleira e a UNAC - União da Floresta Mediterrânica.

O seminário reuniu um conjunto de especialistas e investigadores de renome - Eng.º Eduardo Diniz (GPP), o Professor Doutor Francisco Avillez (ISA), o Professor António Oliveira das Neves (IESE), o Eng.º Miguel Freitas (AMAL), o Eng.º António Gonçalves Ferreira (UNAC), o Eng.º Rogério Rodrigues (ICNF), a Doutora Teresa Soares David (INIAV), o Eng.º José Luís Carvalho (The Navigator Company), o Eng.º Nuno Borralho (CELPA) e o Eng.º Nuno Coimbra (Quinta da Cholda SA), que debateram os temas "Novas técnicas florestais: utopia ou realidade?" e " FLORESTA 2.0: A Floresta de Produção no quadro da Política Florestal".

A Direção da DRAPLVT, no dia 8 de setembro, assistiu à Mesa Redonda subordinada ao tema "A política da água: constrangimentos e oportunidades", promovida pela ANPROMIS - Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo.

​No dia 9 de setembro, a Direção da DRAPLVT acompanhou o Senhor Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural​, ​Amândio Torres, na sessão de encerramento do seminário "Desflorestação e rentabilidade da floresta: a natureza morreu?".

IMG_7424.JPGIMG_7472.JPG

IMG_2194.JPGIMG_2195.JPG